2023 | 1 temporada

Uma única família mudou completamente o rumo da humanidade. Conhecendo a história dos patriarcas, a próxima família pode ser a sua.

Ele foi o pai da fé, mas duvidou de Deus. Ele era era herdeiro da promessa, mas aceitou uma mentira. Ele sabia o plano de Deus, mas resolveu acelerar as coisas.

Alguma dessas frases representa você em algum momento da caminhada cristã? Você quer conhecer a Palavra de Deus, mas às vezes se sente distante do contexto em que os acontecimentos se passaram. Isso pode trazer desânimo e até um questionamento: Como isso afeta a minha vida hoje?

Algumas das suas doutrinas se baseiam em acontecimentos de mais de 4 mil anos. Como isso pode ter relação com o seu dilema atual de escolher um emprego, conduzir seu casamento ou aceitar uma proposta? As coisas ficariam mais claras se a poeira do tempo fosse soprada e você se visse pessoalmente Abraão contando uma meia mentira para se dar bem, fazendo acordos com pessoas que pensam diferente para poder chegar ao objetivo ou ainda vê-lo fazer algo que contrariava sua crença da vida inteira.

Sem o abismo temporal você poderia se espelhar na vida de Isaque ao se ver sem coragem de tomar certas atitudes e por isso se animar com conquistas dos seus filhos. Assim como ele, talvez, você tenha tentado fazer com que seus filhos se encaixassem em seus sonhos, mesmo quando as escolhas feitas por eles se mostravam completamente diferentes.

Quem sabe se ache na mesma situação de Jacó ao carregar uma grave crise familiar que dura anos sem saber como fazer as pessoas confiarem em você de novo, depois de tudo o que já fez.

Se você tem medo de encarar aquela conversa necessária ou se quer apressar os planos por medo de Deus não fazer o que prometeu, você tem mesmo que olhar para a vida desses homens.

Como a nossa história começa?

Nem sempre é fácil fazer isso sozinho. Embora a Bíblia esteja disponível para a maioria das pessoas, o texto pode ser difícil de compreender. Além disso, você talvez se sinta inferior a tantos homens de fé e que falaram face a face com Deus. Sem falar que você se considera uma pessoa de fé e por isso se sente culpado por não entender algumas coisas consideradas “básicas” e “fundamentais” no meio cristão.

E eu já fui como você um dia, sentia que tudo isso era muito distante de mim, logo não havia como relacionar a vida dos patriarcas, por exemplo, com meus próprios problemas pessoais. Já me senti desconfortável sendo questionado e não sabendo como responder. Afinal, quanto tempo se passou desde a promessa de Deus até seu cumprimento na vida de Abraão? Porque Isaque permitiu ser convencido por um pedaço de carne de caça? Era Jesus lutando com Jacó? E como assim ele não deixou o ser divino partir?

As pessoas que estudaram tudo isto antes de mim, muitos anos antes, foram estabelecendo um caminho que comecei a seguir há mais de 30 anos. Daí foi a minha vez de percorrer lugares na Terra Santa, estudar, escavar, estudar de novo e ao ensinar na universidade, consolidar meu entendimento e minha fé. Assim, fui deixando o legado de um caminho mais pavimentado para quem viria depois.

Como a nossa história começa?

+ PROFUNDIDADE
+ EXCLUSIVIDADE

Assista quantas vezes quiser!

Eu também precisei sair da zona de conforto…

Ao decidirmos mostrar como foi o começo do Povo de Deus, me desafiei de novo, indo em lugares onde nunca havia estado antes, muitas vezes pelo período iminente. Não queria complicar, mas facilitar o ensino, trazendo para vocês histórias que fossem tanto de profundidade bíblica como de proximidade emocional. Eu sei o quanto vale o peso acadêmico dos títulos que carrego, mas me realizado quando até uma criança pode se emocionar com a história bíblica.

Dessa vez fizemos algo diferente de tudo o que eu já tinha feito e optamos pelo formato de documentário. Não é uma aula, mas ensina de todas as maneiras. Não é um sermão, mas conecta você com Deus. Não é palestra, mas ilustra e traz lições práticas para a sua vida.

Vamos caminhar juntos pela rota dos patriarcas para entender o chamado, as lutas e as vitórias que também são nossas hoje. Nosso itinerário inclui 15 episódios de histórias, guerras, fé, descrença, medo e confiança, pelos caminhos da Jordânia, Israel e Palestina mostrando onde pisaram, comendo o que eles comeram, sentindo em casa episódio o que é viver como beduíno num solo hostil.

Muitos dias de preparação, muitos milhares de reais investidos, muito sufoco no caminho, para entregar pra você um conteúdo com qualidade de cinema. Agora chegou a sua vez de viajar junto comigo pelo tempo e pela História do Povo de Deus.

Não conhecer tudo isso é perder uma oportunidade especial de se aproximar dos Patriarcas da Bíblia e compreender seu papel nesse povo em tempos tão diversos como os que vivemos. É, mais uma vez, viver sem conhecer a fundo suas crenças e bases ideológicas.

No entanto, a chance agora está mais fácil e acessível do que nunca. Você não precisa contratar uma agência, pagar milhares de reais, pegar um voo, contratar um guia local e nem sentir os desconfortos todos pra viver e sentir o que eles sentiram. É só vir comigo e sentirá que verdadeiramente andou com os patriarcas.